PROJETOS




A Arte e a Culinária em Sintonia por uma Melhor Qualidade de Vida Através de um Projeto Interdisciplinar.



O Colégio Manoel Ribas, através da Educação de Jovens e Adultos – EJA implantou um projeto denominado Seminário Interdisciplinar: Metabolismo – A Máquina da Vida – Alimentação Saudável e Qualidade de Vida, com o objetivo de trabalhar pedagogicamente questões ligadas ao processo metabólico que ocorre nos organismos físicos e biológicos dos indivíduos.

O projeto tem como alvo alunos da EJA devido as suas características peculiares de indivíduos jovens, adultos e alguns com idade mais avançada, cujo metabolismo apresenta situações específicas devido a seus hábitos alimentares, atividade profissional, idade e sexo, e será desenvolvido com alunos da Etapa 07 abrangendo 120 no total.

As várias disciplinas envolvidas com o projeto realizarão atividades como cálculo do Índice de Massa Corporal - IMC, estudos da composição química dos alimentos, incentivo da atividade física, discussão sobre problemas de distúrbios alimentares, leituras acerca dos hábitos culturais alimentares, etc...
 
Na disciplina de Arte, sob a orientação da Professora Maria Helena Buriol, os alunos participaram de uma atividade, em que utilizaram a cozinha do Colégio, para aprender a fazer sanduíches e canapés com baixo valor calórico, utilizando legumes e verduras coloridas, a fim de torná-los mais atrativos para o consumo próprio e de seus familiares.

   


                                                             








                           

Jacqueline Fabbrin.
Divulgação e Fotos.
Fone: 3221- 3105. 
27/06/2012.


Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

O PIBID é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a Educação Básica e a melhoria da qualidade do ensino da escola pública.

 O projeto é formado por uma equipe composta por alunos de cursos de graduação, professores de escolas conveniadas e Coordenadores de Área de Instituições de Ensino Superior. Inseridos no cotidiano da comunidade escolar da rede pública os alunos de cursos de Licenciatura planejam e participam de experiências metodológicas e práticas docentes com base na realidade escolar.

Em nosso Colégio o PIBID acontece com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM nas disciplinas de Física e Espanhol.

O Professor Luiz Celso Pozzebon é responsável pelo projeto na disciplina de Física, o qual atende 100 alunos do 1º Ano e 80 alunos do 2º Ano.

As professoras Adriana Pacheco Pozzebon e Deise Piccini são responsáveis pelo projeto na disciplina de Espanhol, o qual atende 40 alunos do 1º Ano.

Professora Deise Piccini de Espanhol divulgando os alunos selecionados para o PIBID.




Jacqueline Fabbrin.
Divulgação e Fotos.
Fone: 3221- 3105.
26/06/2012.

       

Dia Internacional de Combate e Discriminação Racial.

O Colégio Estadual Manoel Ribas realizou várias atividades em observância ao Dia 21 de Março, Dia Internacional de Combate e Discriminação Racial em várias disciplinas da Grade Curricular em especial, nas de Sociologia e História desenvolvidas com alunos do diurno e noturno.
  O Professor de Sociologia Gilmar Nunes Corrêa trabalhou com suas turmas aspectos do Movimento Negro por meio de pesquisa sobre sua organização, ideias, ação efetiva e resultados. O trabalho desenvolvido resultou na confecção de um banner e de cartazes sobre o Movimento Negro, o qual está exposto no saguão do Colégio.




   A Professora de Sociologia Marcia Eliane Migotto Araujo realizou trabalhos de pesquisa com a temática sobre a violência abordando o racismo como uma de suas formas lançando a campanha: “Por Dentro Todos são da Mesma Cor - Diga Não ao Racismo!”. A campanha envolveu alunos do 2º ano do diurno.






Ocorreu também a leitura do livro “Sociedade em Construção – História e Cultura Afro-Brasileira”, dos autores J. A. Tiradentes e Denise Rampazzo da Silva em forma de seminários proporcionando o debate e a reflexão a respeito da participação do negro na formação da sociedade brasileira nas aulas de Sociologia. A Professora de História Vanderléia Valente da Rosa adotou o livro para realizar debates com alunos da EJA.

Destacamos que a temática sobre a importância da cultura afro-brasileira já vem sendo trabalhada no Colégio desde o ano passado quando a Biblioteca da Escola homenageou o poeta Castro Alves em novembro de 2011 destacando sua obra literária e biografia como o Autor do Mês, em seus murais e nas redes sociais sob a Coordenação de Ronaldo Pereira Nunes.


Dia Mundial da Água.

Em observância ao Dia 22 de Março, Dia Mundial da Água as atividades ocorreram nas disciplinas de Geografia, Biologia e Inglês e Espanhol.

A Professora de Biologia Marlene Machado Mendes, utilizou um artigo publicado no Diário de Santa Maria intitulado “Água é Tudo”, de autoria de Odenir Scariotti, professora de Geografia e Pós-graduada em Ciência Política para a reflexão e o debate com suas turmas, e apresentou textos abordando o Uso Racional da Água, tendo como fonte para os trabalhos, dados do DMAE e da WWF Brasil.

As Professoras de Geografia Ivete Teresinha Strider e Lenir Thereza Londero Decian contextualizou a questão da água com demografia e economia, conflitos que envolvem a carência de água, mudanças climáticas, esgotamento das reservas subterrâneas, poluição dos mananciais de superfície, urbanização acelerada, etc..
As Professoras Margarete do Canto Brancher de Inglês e Maria da Graça Paraginski de Espanhol, desenvolveram atividades sobre o consumo consciente da água por meio de textos reflexivos sobre a questão.
O combate e eliminação da discriminação racial, o uso da água e o cuidado com o meio ambiente são trabalhados continuamente na Escola e fazem parte do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Manoel Ribas.

Jacqueline Fabbrin.
Divulgação e Fotos.
Fone: 3221- 3105.
07/05/2012.